Para começar...vamos falar sobre coesão textual

Nesta primeira postagem do blog, abordaremos coesão e coerência textual, tão presentes no contexto bíblico.

Na construção do texto o autor utiliza uma série de palavras e mecanismos gramaticais, a fim de desenvolver uma sequência argumentativa; pois um texto coeso e coerente apresenta um elo linguístico que os mantêm unidos e ordenados.

Há dois tipos principais de coesão:

O primeiro: COESÃO ENDOFÓRICA: É a coesão cuja referência está no próprio texto. Como se percebe em:  "Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado." Salmo 55.22 (O termo a que se refere o pronome ELE, é O SENHOR)

O segundo é COESÃO EXOFÓRICA: é a coesão cuja referência está fora do universo textual. O que pode ser exemplificado com Atos 8.30-35 (aqui resumido) e Isaías 53.7.

Filipe se aproximou do eunuco de Candace, rainha da Etiópia, o qual estava lendo  o capítulo 53 de Isaías, em especial o versículo 7. Então Filipe lhe perguntou: "Entendes o que lês? O eunuco lhe respondeu: "Como poderei entender se alguém não me ensinar. Rogo-te - disse o eunuco - de quem diz isso o profeta? de si mesmo, ou dalgum outro?" Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura [o livro do profeta Isaías), lhe anunciou a Jesus.

Veja: o texto que o eunuco estava lendo era este: "Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores ele não abriu a sua boca". Este homem não conseguiu perceber no texto lido qual era o termo de referência para o pronome ELE. Isso ocorreu porque o termo de referência não estava naquele universo textual. Estava fora dele. Por isso a necessidade de que Filipe o fizesse entender através de outros textos que se encontravam no novo testamento.

Na imagem postada acima está escrito o texto: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertárá." João 8.32. Encontra-se neste versículo um tipo especial de coesão: Repetição do mesmo item lexical. Este em lugar do pronome ELA. Ao utilizar "a verdade vos libertará", repetiu-se o mesmo item lexical (A VERDADE),  porque este termo faz referência a um ELE, que é JESUS CRISTO, quando diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14.6.  Sendo este um outro texto, que mantém um elo significativo com João 8.32.

Comentários

  1. Administrador do blog13 de julho de 2011 às 20:28

    Pessoal, para quem não estava conseguindo enviar o seu comentário, peço que tentem novamente. Acabei de alterar a configuração do blog, e agora funciona normalmente. Ok?

    ResponderExcluir
  2. nossa, amei demais essa blog. Que maravilha poder estudar português através das escrituras. Quero visitar aqui sempre que puder. Parabéns pela idéia!!

    ResponderExcluir
  3. A melhor explicação que já vi até agora para coesão exofórica. Gratidão!
    Dalmeida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical