Coesão e coerência: parte II (elipse - zeugma)

Para entender COESÃO e COERÊNCIA TEXTUAL é preciso compreender conceitos como elipse, sônimos, conectivos; e dominar, especialmente, o emprego dos pronomes.

ELIPSE: Consiste na omissão de um termo [ou termos] que, no entanto,
pode(m) ser facilmente identificado(s):
            
ELIPSE DO SUJEITO: Jo 21.14,15,17
           JESUS PERGUNTOU PELA 1ª VEZ:
           __Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?
           PEDRO RESPONDEU:
           __ Sim, Senhor, tu sabes que [...] te amo.
             JESUS PERGUNTOU 2ª VEZ:
           __Simão, filho de Jonas, amas-me?
           __ Sim, Senhor, tu sabes que [...] te amo.
             JESUS PERGUNTOU 3ª VEZ:
           __Simão, filho de Jonas, amas-me?
           __ Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que EU te amo
                         

ZEUGMA: É tipo de elipse que consiste na ommissão de um ou mais termos anteriormente mencionados.
"Eu sou o Deus d'Abraão, o Deus d'Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas [é Deus] dos vivos."    [ZEUGMA SIMPLES]
 "O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente:
O último Adão [se fez]em espírito vivificante." 
I Co 15.45  [ZEUGMA COMPLEXA]
Respondam pelos comentários.
  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical