A dinâmica da Comunicação
Texto: Gênesis 18.17-33 (resumido)
Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra
E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?[...]
Disse  mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.
Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo este clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei. [...]
E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruí-los-á também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
E respondeu Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza: Se porventura faltarem de cinqüenta justos cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E [Deus] disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Disse mais: Ora não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E [Deus] disse: Não o farei se achar ali trinta.
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura acharem ali vinte? E [Deus] disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
[Abraão] disse mais: Ora não se ire o Senhor que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E [Deus] disse: Não a destruirei por amor dos dez.

€€
 E foi-se o Senhor,quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou ao seu lugar.


(SE VOCÊ NÃO SABE O DESFECHO DESTA HISTÓRIA: DEUS ATENDEU O PEDIDO DE ABRAÃO? HAVIA QUANTOS JUSTOS NESTA CIDADE? HAVIA DEZ. QUANTOS JUSTOS EXISTIAM ALI? LEIA O CAPÍTULO 19 DE GÊNESIS).
No caso deste texto o emissor é Deus. O receptor é Abraão. A mensagem é a destruição de Sodoma e Gomorra. O código é a Língua Portuguesa (isto em relação ao texto traduzido para o Brasil; mas, provavelmente, o código desta conversa foi a língua aramaica ( presume-se que Abraão  falava uma língua semita da Babilônia, talvez o Aramaico). O referente é a justiça de Deus. E o canal é o ar atmosférico, pois se trata de uma conversa.
VEJA:
ü SÃO SEIS OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:
a) EMISSOR: a pessoa que fala
b) RECEPTOR: a pessoa que ouve
c) REFERENTE: o assunto da conversa
d) MENSAGEM: é a informação que o emissor quer transmitir
e) CÓDIGO: é o conjunto de signos (as imagens mentais dos objetos)

            * Na mensagem da Bíblia, o canal é o Espírito Santo, porque conduz a mensagem ao coração do receptor; como diz Jesus em João 16.8: “E quando ele (o Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado e da justiça, e do juízo.”

Para que haja comunicação dispomos de vários recursos, tais como:
Expressão fisionômica:
1)  Neemias 2.1-2: SUCEDEU pois no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele e eu tomei o vinho, e o dei ao rei; porém nunca antes estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração”.
                                      A expressão fisionômica de Neemias comunicou ao rei Artaxerxes a sua tristeza. É bem verdade que ele orou a Deus, pedindo graça diante do rei; então a expressão fisionômica de Neemias foi o instrumento utilizado na dinâmica da comunicação entre o copeiro e o soberano.

2)  Gênesis 4.3: “E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos de suas ovelhas, de sua gordura: e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
          O semblante de Caim descaiu porque o Senhor atentou para a oferta de Abel, e não atentou para a sua oferta. Sua expressão fisionômica fez sobressair a ira que estava sentindo. Ele foi repreendido pelo Senhor.

Gestos:
1)  Mateus 26.47-48: “...chegou Judas, um dos doze,, e com ele grande multidão com espada e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado  um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
     Lucas 22.47-48: “...Judas chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?”.
          Judas trai o Senhor através de um simples gesto, pondo em prática o beijo da traição.

    O gesto de Judas foi a linguagem combinada para que os inimigos que iriam prender Jesus o identificassem.



Sinais visuais:
1)  Gênesis 9.11-15: E disse Deus: ESteé o sinal do concerto que ponhp entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que stá convosco, por gerações eternas.
    O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal de concerto entre mim e a terra [...] e acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o meu arco nas nuvens. Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós [...] e as águas não se tornarão em dilúvio, para destruir toda a carne”.
          Deus determinou O ARCO CELESTE como sinal do seu concerto com Noé. Este sinal comunica a Deus este concerto.

Palavras:                                                                                
1)  Daniel 5.25: “ 
                          

          É CERTO QUE A MENSAGEM FICOU UM POUCO TRUNCADA, isto é, a pessoa mais interessada (o rei Belsazar, filho de Nabucodonosor) não conseguia decifrar o código; ou seja, o conjunto de signos estava meio incompreensível (Dn 5.25). Mas ainda bem que  sua esposa lembrou-se de Daniel, conduzindo–o até ele.
           E, segundo Daniel, as palavras expressavam a seguinte mensagem: 
Contou Deus o teu reino e o acabou.
Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
Dividido foi o teu reino, e deu-se aos medos e aos persas.
Além das palavras escritas na parede, viam-se apenas dedos de mão de homem; então o semblante do rei Belsazar e os seus pensamentos ficaram confuzos a ponto de seus joelhos baterem um no outro de tanto medo.

OS RECURSOS APRESENTADOS: Expressão fisionômica, gestos, sinais visuais e palavras são os recursos responsáveis pela correta comunicação.

Comentários

  1. Este diálogo entre Deus e Abraão é mesmo incrível.
    Como pode ser isso? Deus e um homem dialongando. Isso é demais!!!

    ResponderExcluir
  2. "A expressão fisionômica de Neemias comunicou ao rei..." O que isso significa? Ele não precisou falar nada?! Não contou de sua tristeza?! Ah! O rei Artaxerxes foi muito sensível. Tenho a certeza de que foi Deus que o fez perceber, pois Neemias assim orou: "Ah! Senhor, dá-me graça perante este homem." Deus atendeu a Neenmias. Que Deus maravilhoso é o Deus Todo-Poderoso.

    Bjs.
    Eu, eu mesma

    ResponderExcluir
  3. Prª Edna é com prazer que passo a acompanhar seu blog é verdadeiramente um espetáculo, que Deus continue a lhe abençoar tenho muito respeito por ti, português através da bíblia fantástico, estou aprendendo muito como seu aluno IBRCM. Slalom !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical