Comparação versus metáfora


Comparação versus Metáfora



Jesus é o leão da tribo de Judá

“E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores: Eis aqui o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, a raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei e eis que estava [...] entre os anciãos um Cordeiro...”
·       Algo muito interessante acontece aqui. Veja que o Leão não tem aparência de leão, ele tem a aparência de um cordeiro. O Leão da tribo de Judá é um Cordeiro. Não um cordeiro qualquer, mas “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, como diz João Batista em João 1.29.
Comparação
É a aproximação de dois termos entre os quais existe uma relação de semelhança, trazendo o conectivo COMO expresso.
ü “Mas o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus adversários.” Jeremias 20.11

ü “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba, e repousar sobre ele.” João 1.32

João Batista recebeu uma orientação de Deus. Nesta orientação ele reconheceria Jesus Cristo através de uma pomba, que representa o Espírito Santo (na realidade o próprio Espírito Santo na forma de uma pomba). João continua dizendo: “E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” João 1.33

ü “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” I Pe 5.8

Vemos aqui apenas uma simples relação de semelhança, pois o bramido de nosso adversário é apenas como o bramido de um leão, isto é, não é o verdadeiro bramido, nem muito menos o bramido do verdadeiro leão. Este leão, cujo bramido é parecido, é um falso leão. Ele não reina em lugar nenhum. Este leão também não é fiel. Ele não tem a característica do verdadeiro leão: a fidelidade.

Metáfora
É o emprego de um termo com significado de outro, relacionados por uma semelhança entre ambos. É uma comparação implícita.
JESUS DIZ DE SI MESMO:
ü  Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6.35
ü  Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10.11
ü  Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6
VEJAMOS: Jesus não disse que é COMO O PÃO, ou COMO O PASTOR, ou ainda como o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, mas afirmou categoricamente ser: O PÃO, O PASTOR, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
O que isso significa?
Significa que ele é o que diz ser; não apenas por uma comparação, mas de fato e de verdade. Por exemplo: “A declaração:‘Eu sou o pão da vida’ informam-nos que Cristo é o sustento que nutre a nossa vida espiritual.” (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – CPAD)
* * *
RESPOSTA DA POSTAGEM ANTERIOR:
O CONSIGO da charge é o verbo CONSEGUIR (Presente do modo indicativo – 1ª pessoa do plural)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical