pronomes pessoais do caso obliquo

 Emprego de:
COMIGO – CONTIGO – CONSIGO
                                                           Jornal: O dia – terça-feira, 31/05/2011
4Qual a classe gramatical do termo “consigo” na charge acima? (Resposta na próxima postagem deste blog)


1. COMIGO – pronome pessoal oblíquo tônico – referente à 1ª pessoa do discurso.
a) Em minha companhia:
ü “O Senhor está comigo: não temerei o que me pode fazer o homem.” [Salmos 118.6]


ü “O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam...” [Salmos 118.7]

 


b) Com a minha pessoa
ü “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” Mateus 12.30
ü ”Portanto ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo: pois o espero com os irmãos.”  I Coríntios 16.11
                                                                                       
2) CONTIGO - pronome pessoal oblíquo tônico referente a 2ª pessoa do discurso.
a) Com a pessoa com quem se fala:
ü “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.” [Mateus 27.3-4]
ü [Salmos 130.4] “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.”
b) Em tua companhia :
ü [Jeremias 15.20]”... e pelejarão contra ti, mas não prevalece-rão contra ti: porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor.”
ü “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles: porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo: não te deixará nem te desamparará. [Deuteronômio 3.1-6]

3) CONSIGO -pronome pessoal oblíquo tônico – referente a 3ª pessoa do discurso.
a) Em sua companhia
“E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito.” [Lucas 18.31]
b) Com a sua pessoa
ü “E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” 
                                                                         [II Co 5.18-19]
c) De si para si, entre si
ü “E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.” [Lucas 16.3]
ü “Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.” [II Co 10.7]

Comentários

  1. Gosto muito de todas as postagens, mas esta é uma das minhas prediletas.

    Beijos,
    Eu, eu mesma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical