QUANDO USAR OS PRONOMES TE E TI


Os pronomes pessoais são aqueles que definem qual a pessoa do discurso dentre três possibilidades específicas: quem fala, com quem se fala e de que (ou de quem) se fala. Tais pronomes se subdividem em pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais oblíquos.

Pronomes pessoais do caso reto:

EU – TU – ELE|ELA – NÓS – VÓS – ELES|ELAS

Pronomes pessoais do caso oblíquo: átonos e tônicos:

ÁTONOS: me – se – TE – lhe – o – a – nos – vos – se – lhes – os – as – ele(s) – ela(s).

TÔNICOS: mim – comigo – TI – contigo – si – consigo – ele(s) – ela(s) –

SALMO 25.1-7

1 A ti, Senhor, levanto a minha alma.

2 Deus meu, em ti confio; não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.

3 Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.

5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

6 Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.

7 Não te lembres dos pecados da minha mocidade nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor.

https://www.bibliaonline.com.br/arc/sl/25 - Acesso em 02 de set 2022.

 

QUANDO DEVE SER USADO O PRONOME PESSOAL DO CASO OBLÍQUO ÁTONO “TE”?

*SEMPRE RELACIONADO à 2ª pessoa do DISCURSO - AQUELE COM QUEM SE FALA. 

1)     1) Quando for complemento verbal: Objeto direto:

6 Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades – o pronome TE está completando o sentido do verbo transitivo direto e indireto. LEMBRA (QUEM?) o TE (objeto direto (DE QUÊ?) das tuas misericórdias (objeto indireto).

QUANDO DEVE SER USADO O PRONOME PESSOAL DO CASO OBLÍQUO TI?

*SEMPRE RELACIONADO à 2ª pessoa do DISCURSO - AQUELE COM QUEM SE FALA.

       *É sempre regido de preposição (ou de locução prepositiva)

 

Veja:

DEVE SER UTILIZADO QUANDO EXERCER AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DE OBJETO INDIRETO:

1) “A TI, Senhor, levanto a minha alma” (l.1).

Comentário: A TI – o pronome TI está regido pela preposição A – no objeto indireto, completando o sentido do verbo transitivo direto e indireto (levantar).

Eu levanto (O QUÊ?) minha alma (Objeto direto) (A QUEM?) A TI (objeto indireto).

 

2) “Deus meu, em ti confio” (l.2) – o pronome TI está regido pela preposição EM – no objeto indireto, completando o sentido do verbo transitivo indireto (confiar). Eu confio (EM QUEM?) EM TI.

          Obs: O objeto direto, normalmente, não exige preposição, porém a preposição será obrigatória se o objeto direto for um pronome oblíquo tônico:


“por ti estou esperando todo o dia” (l.5). O pronome TI está regido pela preposição POR (embora, “teoricamente”, não fosse necessário), pois está completando o sentido da locução verbal transitiva direta (estou esperando). Estou esperando (QUEM?) POR TI.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical