DE REPENTE ou DERREPENTE
De repente ou derrepente?! Por que será que algumas pessoas erram a escrita desta palavra? Muitos deles escrevem derrepente (tudo junto). Para estes, os termos “de” + “repente” formam uma única palavra. Só que não é correto isso.
De repente é uma locução adverbial de modo ou tempo (dependendo do contexto). Para quem se esqueceu do que é uma locução, eu vou logo explicar: Locução, em gramática, é um grupo de vocábulos que representa uma só palavra, tais como “logo que”, ‘assim que”, que são locuções conjuntivas temporais ou “a fim de”, locução prepositiva, que indica finalidade.
“De repente” significa repentinamente – subitamente, ou seja, algo que ocorre “de repente” tem o sentido de ocorrer de modo súbito ou de improviso, ou nesse momento, nessa ocasião, então, nessa altura, para expressar o tempo em que as coisas acontecem.
Sempre deverá ser escrita com duas palavras separadas: DE + REPENTE, formando assim uma locução adverbial de modo ou tempo. Esta locução é formada com o ajuntamento da preposição "de", e do substantivo masculino "repente".
Veja:
Como Adjunto adverbial de Tempo, equivalente a: “NESSE MOMENTO, NESSA OCASIÃO, ENTÃO, NESSA ALTURA”.
• Js 11.7: “E Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e atacou-os de repente” (NESSA ALTURA).
• Atos 22.6: “Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente (NESSE MOMENTO) me rodeou uma grande luz do céu”.
Como Adjunto adverbial de Modo, equivalente a: “REPENTINAMENTE, SUBITAMENTE”, OU SEJA, VEM DE MODO INESPERADO.
• Josué 10,9: “E Josué lhes sobreveio de repente (REPENTINAMENTE), porque toda a noite veio subindo desde Gilgal”.
• Pv 29.1: “O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente (SUBITAMENTE) será destruído sem que haja remédio”.
Comentários
Postar um comentário