EIA - Interjeição: Alegria e repreensão - Gênesis 11



As interjeições expressam sentimentos súbitos de dor, alegria, tristeza etc.; revelando as emoções daquele que as pronunciam.

Em Gênesis 11, Temos a narrativa da construção da torre de Babel. Neste texto a interjeição EIA tem um papel fundamental para expressar alegria, animação, e determinação; sentimentos que os homens demonstravam ao construir aquela torre que deveria chegar até o céu, por meio da qual fariam um nome para si, ficariam famosos através daquela construção grandiosa.
Mas... o que eles não sabiam era que aquela obra seria embargada (primeira obra da humanidade embargada - motivo? Material inadequado. Substituíram tijolo por pedra (isto é, usaram o tijolo em lugar da pedra). Usaram betume por cal (isto é, usaram betume em lugar do cal).  Aqui a preposição POR expressa a substituição, pois as preposições podem significar sentidos diversos, dependendo do contexto onde estiver inserida.
Então, Deus desceu para ver a obra que os homens estavam construindo, e, levando em conta o material inadequado, e ao fato de que só há um nome acima de todo o nome, conforme Filipenses 2.9-10, que é o nome de Jesus: Esta obra foi embargada. 
Percebe-se que Deus se animou também: Eia! Desçamos, e confundamos a sua língua..." O Pai, o Filho e o Espírito Santo se animaram para proibir a construção da MIGDAL, que é, em hebraico, uma construção forte.

Embargar: Proibir, empatar, suspender, sustar, reprimir


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical