NARRATIVA PROFÉTICA
            Hoje quero falar sobre narrativa profética, que é aquela em que os acontecimentos são vistos como posteriores à narração (indicando futuro). E ainda quando o presente adquire valor de futuro; ou, então, imagina-se o acontecimento futuro como algo passado, usando os verbos no passado.
            Em Isaías 9.6 há uma harmonia perfeita entre PASSADO: “...um menino nos nasceu, um filho se nos deu...”, PRESENTE: “... e o principado está sobre os seus ombros...” e FUTURO: e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”. É isso mesmo, o passado, o presente e o futuro se encontram em Jesus, pois afinal de contas “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”, Hb 13.8. 
            Vejamos: quando o texto de Isaías diz que um menino nasceu para nós, e que um filho deu a si mesmo para nós, os verbos estão no passado, num tempo em que ele ainda nem nascera, como se já tivesse nascido, porém era apenas a profecia. O mesmo texto também diz que o principado está sobre os seus ombros. Colocando no presente do indicativo uma força atemporal (está. Transmitindo a ideia da ação ininterrupta). No contexto de Isaías, ele ainda não havia nascido; não havia feito a si mesmo carne, para habitar com os homens. E o futuro vem representado pelo verbo SER, no futuro de presente do modo indicativo, que indica uma ação futura tida como certa, em relação ao tempo atual. Ele diz: O seu nome será. Algo certo, determinado. Inquestionável. E este nome aparece subdividido em cinco itens, na realidade cinco substantivos que, referentes a Jesus, atribuem-lhe qualidades que lhe são inerentes, pois ele é: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Opa! Mas... Cadê o ‘e’ que deveria indicar o item Príncipe da paz como o último nome da listagem, finalizando-a? O trecho não traz essa conjunção aditiva, pois o que temos é simplesmente uma vírgula; porque os atributos de Jesus não têm apenas cinco itens em sua lista. São muitos mais. Ele é Onipotente, Onisciente, Onipresente, O Senhor dos Exércitos, O Senhor dos Senhores, e muitos outros. A vírgula ali é justamente para indicar que a lista é grande, e que o ‘e’ a diminuiria na essência. Ele é o Verbo, a ação de Deus, que se manifesta em multiforme sabedoria; consolando-nos com sua palavra, que nos traz esperança: “Eis que venho sem demora...” Ap 3.11. “Certamente cedo venho. Amém.” Ap.22.20. Aqui o presente do indicativo, representado no ’venho’ traduz toda a força da narrativa profética. Venho em lugar de virei é a certeza de que a sua vinda está confirmadíssima. Ora vem, Senhor Jesus! Estamos te esperando.

Comentários

  1. Gostaria de agradecer por sua linda iniciativa.
    Vivemos numa época que se procura tirar vantagens de tudo; ou mesmo, obter lucros por meios diversos, mesmo em detrimento de outrem. Quando nos deparamos com pessoas (como você, por exemplo) que se preocupam com aquilo que podem apresentar ao Reino de Deus, com a mais pura gratidão da alma - porque fomos salvos por meio da graça, favor imerecido - temos que louvar e agradecer ao Senhor.
    Peço-lhe que ore mais e mais a cada dia, para que o Senhor Jesus lhe dê forças, no sentido de jamais desanimar ou abandonar esse projeto.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, André. Eu estava precisando muito desta palavra.
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você consegue ativar SEGUIDORES no blog?
      Se possível, poderias divulgar o Blog no Facebook. O que você acha?

      Excluir
    2. Já fiz a divulgação algumas vezes. Vou divulgar novamente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical