A MINHA FALA ME DENUNCIA
“Verdadeiramente tu és um deles, pois a tua fala te denuncia”. Esta frase consta em Mateus 26 __ Ela foi pronunciada em referência ao apóstolo Pedro em um dos piores momentos de sua vida: quando estava pela 3ª vez negando a Jesus.
Mas, qual a fala de Pedro que o denunciava? Então me deparei com a frase: “Não conheço tal homem”. Era de Pedro. Foi ela que o denunciou. E não somente esta, mas também a primeira de todas as frases que foram pronunciadas naquela ocasião em que ele negava a Cristo: “Tu também estavas com Jesus, o Galileu __ uma criada lhe disse. Mas Pedro em sua fala (embargada e cheia de sentimentos contraditórios) disse: “Não sei o que dizes”. (Posso ouvi-lo com meu coração) Aquela fala ecoa até os nossos dias. E assim como Pedro, talvez tenhamos a mesma fala (que é a utilização individual da Língua): Não conheço esse homem”. (Como assim?! Tantas vezes ceamos com ele. Está há tanto tempo conosco... nós o conhecemos sim. E devemos prosseguir em conhecê-lo mais [Os 6.3] ).
Qual é mesmo o conceito de fala? É a utilização individual da Língua. É  a forma peculiar da pronúncia de alguém. Havia em Pedro uma forma diferenciada; por isso sua fala o denunciada. __ assim também os efraimitas, tentando enganar os gileaditas, diziam Sibolete, quando deveriam pronunciar Chibolete, para que pudessem atravessar os vaus do Jordão, mas só conseguiam dizer Sibolete (42.000 mil homens). Foram todos estes degolados pelos homens de Gileade. (Veja Juízes 12.1-7).
Há um jeito único cristão de ser. Há um modo exclusivo no falar. Somos de Cristo. Ainda que queiramos nos esconder atrás das palavras que dizemos, a nossa fala nos denuncia sempre. E ouvimos o que dizem, pois também estamos com Jesus – o Galileu. E nos alegramos por estarem os nossos nomes escritos nos céus (Lucas 10.20). “Agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” Agora, pois, te digo: Sim. Eu estou com Jesus, o Galileu. A minha fala me denuncia, não é mesmo?! Que bom!

Comentários

  1. Olá...
    Muito bom suas postagens.
    Te enviei um e-mail: pt.atravesdabiblia@gmail.com
    espero resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical