A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS


A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS

A semente plantada por mim em PORTUGUÊS ATRAVÉS DA BÍBLIA, é muito especial, pois ela transforma corações  em campos férteis para apreender e assimilar a PALAVRA DE DEUS.
Quando estudamos verbos (uma das dez classes gramaticais), reconhecemos neles o VERBO DE DEUS, Jesus Cristo. O Verbo, a Palavra, a ação de Deus, que se fez carne (assim, na voz reflexiva – ele fez carne a si mesmo) e habitou entre nós (Jo 1.14)
Os modos verbais revelam a atitude do falante:  No modo indicativo temos a certeza, a convicção.: “ Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16)”. No modo subjuntivo a conjectura, a hipótese: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (Jo 3.17).  Já o modo imperativo, que só o víamos como ordem, mando, deparamo-nos com o convite de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28)”. Aqui nada temos de ordem (embora Vinde esteja no imperativo);  temos sim um convite do Consolador. Também ainda quando Deus fala a Abraão: “Anda em minha presença e perfeito (Gn 17.1).” Deus não estava dando uma ordem ao seu amigo Abraão. Ele o estava convidando para que andasse em sua presença. O ladrão da cruz, por sua vez, não estava dando uma ordem a Jesus, ele estava suplicando: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino (Lc 23.42)” este ladrão reconheceu o Rei dos reis, e então a convicção de Jesus o confortou: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23.43)”. O salmista Davi pedia a Deus: “Não te lembres dos pecados da minha mocidade... (Sl 25.7)” Vejam o imperativo expressa muito além da ordem. Expressa convite, súplica, pedido. E muitas vezes ele é até substituído pela futuro do presente do modo indicativo. Observe os dez mandamentos: Êx 20 “Não terás, não matarás, não furturás, não dirás...” o tempo verbal aqui utilizado é o futuro do presente do modo indicativo com força de imperativo.Não é incrível?! Mas por que isso? É simples. O modo imperativo expressa o momento presente (então a ordem é momentânea), enquanto que o futuro do presente, assim contextualizado, expressa a ordem continuada, ou seja, o mando que deve ser obedecido  vida afora. Ok? Não matar, não roubar, não adulterar, assim por toda a vida, como o expressa tão bem o infinitivo, cujo valor é atemporal. Para designar o futuro do presente do modo indicativo os gramáticos dizem mais ou menos assim: O futuro do presente do indicativo expressa uma ação futura tida como certa em relação ao hoje. Uma ação futura tida como certa: Não matarás, não roubarás, não adulterarás, não dirás falso testemunho etc. Não matarás hoje, amanhã, depois, depois de amanhã, em 2020, 2030, e até quando Jesus te chamar para estares com ele no paraíso.
A semente, pois,  que foi semeada em teu coração, é a Palavra de Deus, e esta palavra produz frutos dignos de arrependimento(Lc 3.8).
            Glória a Deus!!!

Comentários

  1. Olá, vi seu blog hoje pela primeira vez e amei. Mta informação boa e útil.
    Adorei as mensagens, Deus está em nós.

    Tá rolando um sorteio lá no meu blog, de um lindo kit, tenho certeza que vc vai amar. Aproveita que é só essa semana.

    bjooo
    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscilla Castro, espero que você continue acessando este blog. Estou atrasada eu sei; mas vou retomar as postagens.

      Excluir
  2. Professora Edna parabéns, estou gostando muito deste blog, recentemente iniciei um instituto bíblico e o primeiro módulo é Português Instrumental, eu estava precisando de textos como o desse post para mostrar ao meus alunos a importância do português.

    Além do mais eles querem aprender através da Bíblia e não através de livros de gramática. Este blog vai ser uma "mão na roda" para mim.

    Se puder responder o fórum abaixo que discute a importância do Português Instrumental ficaremos muito agradecidos.

    http://institutobiblicocentral.blogspot.com.br/2012/07/portugues-instrumental.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Márcio, que ótima ideia. Por favor continue acessando o blog. Vou continuar as postagens. Prometo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical