INTERTEXTUALIDADE - ALUSÃO

 


INTERTEXTUALIDADE - É a influência de um texto sobre outro texto, estabelecendo um diálogo entre ambos através de elementos estruturais ou semânticos que foram utilizados no texto produzido anteriormente. Esta intertextualidade pode ser intencional ou não.

😍A inigualável narrativa bíblica começa assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” Gênesis 1.1- Grifo meu.

Esse texto tão incrível não passou despercebido por Manuel Bandeira, grande poeta brasileiro, que escreveu: “A primeira vez que vi Teresa/ Achei que ela tinha pernas estúpidas/Achei também que a cara parecia uma perna/Quando vi Teresa de novo/Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo (Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse) Da terceira vez não vi mais nada/Os céus se misturaram com a terra/ E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas”.

Obviamente está bem diferente do texto que o inspirou, com frases sinuosas e com seus rumos semânticos desviados; mas, ainda assim, é um diálogo textual com a Bíblia.

O objetivo proposto por esse tipo de diálogo com outro texto é muito simples: mas é preciso perspicácia linguística, adquirida de conhecimento literário anterior.

A intertextualidade bem elaborada atrai o leitor e o conduz ao texto original. Isso a Bíblia faz muito bem, e consigo mesma. Os textos do Antigo Testamento são reproduzidos pelo Novo Testamento, em completa harmonia, conduzindo seus leitores a uma confirmação da mensagem anteriormente anunciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical