Palavras que Deus disse

Abre bem a tua boca, e ta encherei (Sl 81.10)
PALAVRAS QUE DEUS DISSE
Isaías soube citar com responsabilidade as palavras que Deus disse: Não acrescentou nem tirou nenhuma das palavras que Deus lhe deu, e um exemplo tremendo disto está no Capítulo 61, versículos 1 e 2

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2. A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.


O próprio Jesus confirmou as profecias sobre a sua pessoa: Veja o que está escrito em Lucas 4.16-30

E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado  o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?
E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.
E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.
E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.


(KALISHER 2010, p.68) diz “Jesus, o Messias, leu esses versículos para os que congregavam na sinagoga de Nazaré. Ele leu todo o versículo 1 e interrompeu a leitura na metade do versículo 2, após as seguintes palavras: ‘...A anunciar o ano aceitável do Senhor...’ Então ele declarou: ‘Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.Lc 4.21’ ”. Aqui Kalisher afirma que se refere a 1ª vinda de Jesus.
E, referindo-se a 2ª vinda: “e o dia da vingança do nosso Deus...”, segundo este autor __ Jesus não continuou a ler o final do versículo 2 pelo fato de que o dia da vingança era um acontecimento futuro, reservado para Sua Segunda Vinda.”

Vejo nas palavras de KALISHER, Meno ___ Jesus no Antigo Testamento: A identidade do Messias; tradução Jamil Abdala Filho. Porto Alegre: Actual Edições, c2010. 176p. ___ uma revelação de Deus, pois eu muito provavelmente não perceberia esta interrupção de Jesus, tendo em vista que a omissão de Jesus se dá em dois textos ligados por uma conjunção coordenativa aditiva em relação de igualdade, isto é, ambos exercendo a mesma função sintática de objeto direto (Porque o Senhor o ungira A(=PARA) apregoar (DUAS COISAS) 1ª)o ano aceitável do Senhor (e A 2ª COISA) o dia da vingança do nosso Deus. Quando Jesus interrompe esta sequência, ele respeita o tempo em que tais coisas irão acontecer. E aquele momento referia-se ao 1º momento, ao momento do ano aceitável.

Acerca de sua morte e ressurreição Jesus diz: “Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés; e nos profetas e nos salmos.” Lucas 24.44
Jesus sempre confirmando o que seus profetas disseram. Esta e muitas outras passagens bíblicas mostram Jesus fazendo assim.
As palavras de Deus se cumprem. A seu tempo, tudo que é dito pelos profetas de Deus se manifesta, para que o nome de Deus seja glorificado.


PALAVRAS QUE DEUS NÃO DISSE
                                                           
Natan teve uma experiência interessante: Quando Davi disse a ele que construiria um templo para Deus, imediatamente Natan confirmou (II Sm 7.1-3): “E sucedeu que estando o rei Davi em sua casa, e que o Senhor lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos em redor: Disse o rei ao profeta Natã: Ora olha, eu moro em casa de cedros e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.”

Mas a confirmação de Natan a Davi vinha de seu próprio coração, porque Deus não disse as palavras proferidas por Natan naquele momento. Veja como o Senhor fala com Natan (II Sm 7.4-14): Vai, e dize a meu servo, a Davi: Edificar-me-ias tu casa para minha habitação?” Aqui temos uma pergunta que não necessita de resposta, pois aqui Deus diz: Não. Tu não construirás casa para mim. Todo o contexto justifica esta pergunta/resposta (pergunta retórica) de Deus ao profeta e ao rei. Ao profeta, porque respondeu sem ouvir o Espírito Santo. E ao rei, porque não perguntou a Deus o que Ele realmente queria.




Natan passou por esta situação delicada, quando colocou suas palavras em lugar das palavras de Deus. Por isso teve que voltar a casa de Davi para desfazer este mal-entendido. Deus não disse o que Davi achou que Deus tinha dito. Isso é muito perigoso. Ainda bem que Natan teve discernimento para ouvir de Deus as palavras certas. E pôde, ainda em tempo, consertar o seu erro.


Os profetas do rei Acabe (quase 400 homens) profetizaram “a uma voz” (I Rs 22.13) somente aquilo que Acabe queria ouvir; no entanto as profecias de Mica nunca o agradavam, como ele mesmo diz (I Rs 22.8) “...eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim bem, mas  só mal; este é Mica, filho de Inlá...”
Os falsos profetas deram lugar a um espírito de mentira (IRs 22.22) que induzia Acabe a ir pelejar contra Ramote de Gileade onde ele morreria.
O rei Acabe em parceria com o rei de Judá (Josafá) foi à peleja contra Ramote de Gileade disfarçado, mas (Deus não se deixa enganar) então (I Rs 22.34) diz que um homem na sua simplicidade esticou o arco e feriu gravemente o rei de Israel. Acabe não resistiu aos ferimentos daquele arco, e à tarde ele morreu. [...] E o sepultaram em Samaria (I Rs 22.37-40): “E lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue [...] conforme  à palavra que o Senhor tinha dito (I Rs 21.19): “...Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo.” Palavra esta proferida pelo profeta Elias, que era considerado por Acabe como seu inimigo (I Rs 21.20):”Já me achaste, inimigo meu?” Elias não perdeu tempo, então respondeu:”Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.” Elias bem sabia que Acabe representava o mundo, por isso queria mesmo ser seu inimigo, porque amigo mesmo: ele era de Deus! (Tg 4.4)

Nesta ocasião Mica (O PROFETA DE DEUS) precisou enfrentar alguns desafios:
ü  O primeiro desafio: Ser colocado diante de um rei ímpio para lhe entregar uma palavra de DEUS. Como falar a palavra de DEUS para alguém que não quer ouvi-lo, que anda segundo o seu próprio coração? Neste desafio Mica foi muito bem. Foi ousado e perfeitamente espiritual, buscando de Deus a palavra certa.

ü  O segundo desafio: Enfrentou o mensageiro que o constrangia, dizendo (I Rs 22.13-destaque meu) “Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz PREDIZEM COISAS BOAS PARA O REI, seja pois a tua palavra como a palavra dum deles, e fala bem.” No entanto Mica o contestou, dizendo (v.14-destaque meu): “VIVE O SENHOR, QUE O QUE O SENHOR ME DISSER ISSO FALAREI.”

ü  O terceiro desafio: O profeta Zedequias, filho de Canaana o feriu no queixo (eu imagino que ele tenha ferido Mica com um dos chifres de ferro que fizera para impressionar o rei Acabe com sua falsa profecia (v.11): Zedequias se impôs, e disse a Mica (v.24): “Por onde passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?” Mica, entretanto, respondeu-lhe ousadamente (v.25): ”Eis que verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmera em câmera, para te esconderes.”

Constantemente os verdadeiros profetas do Senhor são desafiados, mas aquele que não se abate, nem se deixa abater será mais que vencedor (Rm 8.37), por Cristo, que nos ama, e a si mesmo se entregou por nós (Gl 2.20). Nele somos mais, muito mais que vencedores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical