Atributos de Deus


 ATRIBUTOS   DE DEUS
ONISCIENTE: Adjetivo – que sabe tudo
[Deus sabe tudo, inclusive o que está em nosso coração]


 1 Sm 16.7 : Porém o Senhor disse a Samuel : não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque  o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém, o Senhor olha para o coração. 
1 Rs 8.39 : Ouve, então, nos céus , assento da tua habitação, e perdoa, e faze, e dá a cada um conforme todos os seus caminhos e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces  o coração de todos os filhos dos homens.
2 Cr 16.9 :  Porque, quanto ao Senhor, seus olhos, passam por toda  a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois, procedeste loucamente, porque, desde agora, haverá guerras contra ti.
At 1.24 : E, orando, disseram : Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual destes dois tens escolhido.

ONIPOTENTE: Adjetivo – que pode tudo
[Deus pode tudo, inclusive o que é impossível aos homens - Mt 19.26]

Gn 17.1: Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe : Eu sou o Deus todo poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
Êx 6.3 E eu aparecemos a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como Deus todo poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente  conhecido.
Sl 91.1: Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, á sombra do onipotente descansará.
Ap 4.8 : E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e , ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos: e não descansavam nem de dia nem de noite, dizendo : Santo, Santo , Santo é o Senhor Deus, o todo poderoso, que era, e que é, e que há de vir.


ONIPRESENTE: adjetivo – que está em toda parte
[Deus está em toda a parte, inclusive no coração do homem – Jo 14.23]

          Sl 139.6-16 : Tal ciência é para mim maravilhosíssima, tão alta, que não a posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir aos céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: decerto que me encobrirão; então a noite será luz á roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.  Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas




obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
        
        1Rs 8.27: Mas, na verdade, habitaria Deus na terra ? eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.
         Pv 15.3  : Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
        At 17.28:  Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram : Pois somos também sua geração.


Estes são também Atributos de Jesus

Jesus é Onipotente

§Mt 28.18 “É-me dado  todo o poder no céu e na terra”. [Jesus disse aos onze discípulos, quando se encontram na Galiléia depois da sua ressurreição. Alguns dentre os onze duvidaram de  que fosse mesmo o Senhor. Então Jesus assegurou-lhe que ele é o Todo- poderoso.]

§Ap 1.8 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.

Jesus é Onisciente
§Em Jo 1.47-48, Jesus revelou sua onisciência quando disse a Natanael que o tinha visto debaixo da figueira. Ele disse ”Antes que Filipe te chamasse te vi eu estando tu debaixo da figueira.”
            Ele mandou que Pedro lançasse o anzol e apanhasse o primeiro peixe, pois dentro deste peixe estaria o dinheiro para pagar o imposto de ambos – Mt 17.17
            Jesus não necessita que ninguém fale o que há no homem, no interior do homem, porque ele bem sabe (e sabe tudo) o que existe no âmago de cada ser – Jo 2-25. Em I Rs 8.39, Salomão orando diz: só tu [ó Senhor Deus de Israel] conheces o coração de todos os filhos dos homens.” – Jesus é Deus – Ele sabia que a mulher samaritana já havia casado cinco vezes, e que atualmente o homem com quem ela estava tempo estava com eles no templo., mas pensavam que ele estava indo para os gregos dispersos.não era seu marido(Jo 4.17-18)

Jesus é Onipresente
A Onipresença é o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo
§Em Jo 7.34 está escrito: “Vós me buscareis e não me achareis;; e onde eu estou vós não podeis vir.” Jesus disse isso aos judeus, que ficaram tão impactados com tais palavras a ponto de não assimilar o que o Senhor verdadeiramente estava dizendo: Ele estava no céu e ao mesmo tempo estava com eles na terra.




 




 





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM

a interjeição EIA

Leitura Horizontal x Leitura Vertical